sexta-feira, 6 de julho de 2012

Bolo de maracujá e creme azedo


Creme azedo??? Arrrgh!

No no no meu caro, minha cara! Não julgue esta receita de forma precipitada, pois vai perder a oportunidade de conhecer este bolo EEEENCRÉÉÉVEL. É, com "e" mesmo, pra enfatizar

Quem acompanha a página do Facebook sabe que ganhei quilos de maracujá e precisei congelar a polpa pra fazer a coisa toda render. Só que como nem só de suco vive o homem, resolvi ir atrás de uma receita de bolo, pois acima de tudo, rola todo um amor do marido por doces com frutas (azedas principalmente)

Foi quando encontrei uma foto extremamente convidativa pertencente ao blog Honey Bee Sweets.
Comecei a ler a receita e deu aquele "start" de cozinheira-lombriguenta, ou seja, quando eu vejo uma receita e ela perdura martelante na cabeça até faze-la. É um tormento u.U


Continuando... mal de geminiano é ser prolixo e disperso, acostumem-se, rs

Dei aquela olhada no armario e conferi os ingredientes. Tudo ok, até o tal do sour cream (creme azedo) que, na ausencia em Terra Brasilis, a gente aprende a improvisar misturando suco de 1/2 limão ao creme de leite.

Bom, só posso adiantar que o bolo é perfumadíssimo e muito gostoso!
Apesar da demora para assar, cerca de 1h aqui em casa, o resultado empolgou... arquivei a receita no meu caderninho onde só coloco as Chuck Norris, as fodonas que não têm pra ninguem!

Ingredientes:

300g de farinha de trigo
225g de açucar
2 col chá de fermento em pó
1/2 col chá de bicarbonato de sódio (não usei)
220g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei 50g de manteiga + 3 col de chá cheia de margarina light)
4 ovos
100g creme azedo (coloque suco de 1/2 limão em 100ml de creme de leite)
Suco de 4 maracujás (usei a polpa de 2 e meio, porque é mais forte)
1 pitada de sal

Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo ingles e, se tiver, coloque papel manteiga e unte novamente. Eu só untei generosamente.
Na batedeira, bata bem a manteiga com açúcar até virar um creme esbranquiçado. Adicione os ovos, 1 a 1, batendo sempre a cada adição. Proceda da mesma forma com o creme azedo e o suco - adicione aos poucos e continue com a batedeira ligada.
Desligue o aparelho e coloque a farinha, o bicarbonato, o fermento e o sal e mexa com uma colher (eu usei um fouet). Assim que incorporar, despeje a massa na forma e leve para assar por cerca de 1h ou até que fique dourado.

  
Finalizei com uma cobertura de leite condensado e polpa de maracujá. Como diria Ramsay: "Delicious"

3 comentários:

Dani disse...

Amada, qual é o teu perfil no Facebook! To louca por esses pratos. Fantásticos!

Bjs
Dani

Sheila disse...

oi dani!!

É https://www.facebook.com/odedodemoca

fique a vontade para reproduzir e dar sugestões!!
Bjs

Leandra Ishibe disse...

ai meu Deus,apaixonei no seu bolo,loucura essa textura me deixou com agua na boca,tbm vou curtir vc la no facebook,beijos!